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Sexta-feira, Agosto 2, 2024

Rede de Investigação em Política e Gestão da Educação da CPLP

M. Azancot de Menezes
M. Azancot de Menezes
PhD em Educação / Universidade de Lisboa. Timor-Leste

O aumento da regulação transnacional da educação e a sua influência nas políticas educacionais nacionais originou o debate e a união de vários investigadores lusófonos.

A partir desta dinâmica foi constituída uma Rede de Investigação, com a finalidade de fomentar a cooperação e investigação na área da política e gestão educacional em países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A iniciativa partiu das investigadoras Dora Fonseca (Universidade de Aveiro | Portugal) e de Elisangela Scaff (Universidade Federal do Paraná | Brasil) e muito rapidamente foram envolvidos no processo mais de 40 investigadores e estudantes de Angola, Brasil, Portugal, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Há agências internacionais que em contexto de globalização económica, com agendas estruturadas, podem alterar as políticas educativas dos países mais vulneráveis. Estas e outras questões são estudadas na Rede de Investigação “Pontes Lusófonas”.

Dora Fonseca (esqª) e Elisangela Scaff

No meu entender, a Rede de Investigação “Pontes Lusófonas” é muito bem-vinda porque passa a preencher um vazio no seio da CPLP na medida em que ainda não havia um consórcio de investigadores lusófonos especificamente vocacionados para a investigação em políticas educativas e gestão da educação do ensino não superior, pelo que, desta forma, irá proceder-se ao mapeamento das políticas e da gestão da educação no seio da CPLP.

Esta importante rede da lusofonia, devido ao facto de envolver apenas investigadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é vulgarmente designada por Rede “Pontes Lusófonas” e, conforme está publicitado no seu site, desenvolve o seu trabalho em torno de dois eixos: “Políticas e gestão da educação em países lusófonos” e “Políticas educacionais transnacionais: regulações e contra-regulações”.

O pensamento das coordenadoras da Rede remete para a importância de se “construir um quadro teórico e analítico que permita fazer um mapeamento das políticas e da gestão da educação tendo em conta as regulações das principais agências transnacionais, mas também as contra regulações dos movimentos científicos nacionais”.

 

Pesquisadores da Rede de Investigação “Pontes Lusófonas”

Pesquisadoras Coordenadoras

  • Dora Fonseca (Universidade de Aveiro – UA, Portugal)
  • Elisangela Scaff (Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil)

Pesquisadores

  • Alexandre Ventura (Universidade de Aveiro – UA, Portugal)
  • Alice Happ Botler (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Brasil)
  • Andréa Barbosa Gouveia (Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil)
  • Andreia Gouveia (Universidade Portucalense, Portugal)
  • Angela Maria Martins (Universidade da Cidade de São Paulo – Unicid, Brasil)
  • Angelo Ricardo de Souza (Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil)
  • Antônio Carlos Maciel (Universidade Federal da Rondônia – UNIR, Brasil)
  • António Neto Mendes (Universidade de Aveiro – UA, Portugal)
  • Arlindo M. Vieira (Universidade de Cabo Verde – UniCV, Cabo Verde)
  • Azancot de Menezes (Universidade de Díli – UNDIL, Timor-Leste)
  • Belmiro Cabrito (Universidade de Lisboa – UL, Portugal)
  • Camila Maria Bortot (Universidade Estadual de Maringá – UEM, Brasil)
  • Carlos Pires (Instituto Politécnico de Leiria – IPL, Portugal)
  • Chocolate Adão Brás (Instituto Superior Politécnico Sol Nascente – ISPSN, Angola)
  • Claudia Baukat S. Moreira (Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil)
  • Cristiane Machado (Universidade de Campinas – Unicamp, Brasil)
  • Diana Oliveira (Universidade de Aveiro – UA, Portugal)
  • Dinair Leal da Hora (Universidade Federal do Pará – UFPA, Brasil)
  • Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão (Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, Brasil)
  • Guilherme Rego da Silva (Universidade do Minho – UM, Portugal)
  • Henrique Ferreira (Instituto Politécnico de Bragança – IPB, Portugal)
  • Isaac Paxe (Instituto Superior de Ciências da Educação – ISCED Luanda, Angola)
  • Jailson dos Santos (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Brasil)
  • Jaime Murambire (Universidade Rovuma – Unirovuma, Moçambique)
  • Janaina de Oliveira (Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro – SEEDUC/RJ, Brasil)
  • Joaquim Inácio Antonio (Universidade de Punguè – UPunguè, Moçambique)
  • Jorge Adelino Costa (Universidade de Aveiro – UA, Portugal)
  • Jorge M. Chaves (Instituto Superior de Ciências da Educação – ISCED Lubango, Angola)
  • José Jairo Vieira (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Brasil)
  • Kellcia Rezende Sousa (Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Brasil)
  • Lincoln de Araújo Santos (Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, Brasil)
  • Luiz Fernandes Dourado (Universidade Federal de Goiás – UFG, Brasil)
  • Manuela Gonçalves (Universidade de Aveiro – UA, Portugal)
  • Marcia Angela Aguiar (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Brasil)
  • Marcos Alexandre dos Santos Ferraz (Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil)
  • Maria João Cardoso de Carvalho (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro –UTAD, Portugal)
  • Maria Lília Imbiriba Sousa Colares (Universidade  Federal do Oeste do Pará – UFOPA, Brasil)
  • Ney Cristina M. de Oliveira (Universidade Federal do Pará – UFPA, Brasil)
  • Pedro Pereira (Instituto Politécnico de Portalegre – IPP, Portugal)
  • Regina Cestari de Oliveira (Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, Brasil)

Estudantes

  • Fabrícia Campos (estudante do Brasil @ Universidade de Aveiro – UA, Portugal)
  • Isidro Emil Taela (estudante de Moçambique @ Universidade de Aveiro – UA, Portugal)
  • Manuel Tchindand (estudante de Angola @ Universidade de Aveiro – UA, Portugal)
  • Raquel Barreto Ribeiro (estudante de Portugal @ Universidade de Aveiro – UA, Portugal)
  • Rodrigues Nambua Nunes (estudante de Angola @ Instituto Superior de Ciências da Educação – ISCED Huíla, Angola)
  • Yourssany Raposo Lopes Correia (estudante de São Tomé e Príncipe @ Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil).

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