Quem passear pela vila da Lourinhã pode encontrar um Tyranossaurus Rex, com mais de 13 metros de comprimento, em frente à Câmara Municipal. Ou um Allosaurus Jungtie a saudar todos aqueles que passam no posto de turismo.
O lote é ainda integrado por um Styracossaurus, colocado em frente à União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia e um Deinonychus exposto dentro do Museu da Lourinhã. Em frente aos antigos Paços do Município há um Iguanodon Jungtie e junto ao Convento de Santo António um Stegosaurus. O conjunto fica completo com um gracioso Dilophosauros de seis metros de altura e 10 de comprimento, colocado em cima do pórtico do Mercado Municipal.
Os novos “habitantes” foram recebidos pelos representantes das três entidades parceiras do Parque dos Dinossauros da Lourinhã (PDL): o Município da Lourinhã (detentor dos terrenos), o Parque de Dinossauros da Lourinhã, Lda. (promotor do empreendimento) e o GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã (detentor do espólio e conhecimento científico).
Lourinhã: Dinossauros Saem à Rua
Para os visitantes, esta é a primeira oportunidade conhecerem de perto todas estas espécies jurássicas, que no último semestre do ano vão ser transportados para a sua morada definitiva, o PDL.
Esta exposição ao vivo na Lourinhã enquadra-se no âmbito do lançamento do evento Dinossauros Saem à Rua, uma iniciativa que decorre entre os dias 11 a 13 de Agosto, com inúmeras acções destinadas a toda a família, como workshops de paleontologia, exposições e apresentações científicas.
Com abertura prevista para o início de 2018, o PDL vai combinar a vertente museológica com uma forte componente ao ar livre. À entrada, o visitante vai encontrar uma área de restauração e a loja do museu, bem como um laboratório onde pode observar a preparação dos fósseis, que depois vão ficar expostos no espaço museológico, o ponto central de todo o equipamento. Cá fora, na zona florestada, vão estar distribuídas 120 réplicas, cientificamente comprovadas e construídas à escala real.
Foto: DR