Já começaram as obras de requalificação da cozinha do Palácio Nacional de Sintra, um dos espaços mais emblemáticos deste edifício. O investimento, que ronda os 35 mil euros, tem como principal objectivo minimizar as anomalias especificas do revestimento de azulejo que cobre as paredes, vãos, fogões e fornos.
Esta intervenção surgiu da necessidade de conservação geral dos painéis de azulejos, embora a ideia seja manter, o mais possível, a essência histórica, substituindo-se apenas elementos em casos pontuais de degradação extrema.
A obra, que se prevê concluída durante o primeiro semestre de 2016, será dividida em duas fases, para reduzir ao máximo o impacto no percurso dos visitantes.
Esta cozinha foi edificada no âmbito das grandes transformações e alargamentos do Palácio de Sintra, durante o reinado de D. João I (1385-1433) e é célebre pelas suas duplas chaminés monumentais, de 33 metros de altura.
[…] desta obra, no Palácio Nacional de Sintra continuam ainda a decorrer as obras de recuperação da cozinha, um dos espaços mais emblemáticos do […]