A Toyota está actualmente a testar uma célula semi-eléctrica de combustível de hidrogénio que tem uma autonomia de cerca de 300 kms entre abastecimentos.
O porto comercial de Los Angeles tem como objectivo usar 100% de energia renovável, logo esta bateria está a ser testada para transporte de carga entre os portos de Long Beach e Los Angeles. 16 Mil camiões diesel servem os portos do sexto maior complexo portuário do mundo. Um vídeo mostra que este camião pode circular ainda mais depressa que um camião diesel (ver vídeo infra). Uma nova empresa em Utah chamada Nikola Motors afirma ter 7 mil encomendas para o seu camião a hidrogénio com uma autonomia de 1.800 kms
A empresa de logística Ryder assinou um contrato com a startup da Califórnia, Chanje, para alugar carrinhas com bateria que têm uma autonomia de até 150 kms. Na quinta-feira, a Reuters informou que a Tesla está a construir camiões elétricos capazes de viajar 300 a 450 kms por carga. A ser verdade, não irá corresponder à gama de camiões diesel que podem viajar até 2.250 kms entre abastecimentos. No entanto, um relatório de 2013 do National Renewable Energy Laboratory (NREL) informa que “os camiões hoje dominam o mercado de carga abaixo de 750 kms, que representam quase 80% de todo o frete doméstico, em peso”, nos EUA.
Hoje, os camionistas não têm permissão para trabalhar mais que um certo número de horas por dia, por questões de segurança. Com uma autonomia de 300-450 kms, estes podem passar do ponto A ao ponto B, descansar e recarregar, recarregar e continuar. Se o novo camião economizar combustível e custos de manutenção, pode ser competitivo com camiões diesel. Além disso, a tecnologia de condução autónoma da Tesla poderia permitir camiões individuais para viajar sem motorista ou para ter “comboios” (pelotões) de vários veículos com um único motorista.
Transporte eléctricos de mercadorias
Os camiões eléctricos podem até ser usados para as necessidades internas da Tesla. É curioso que entre a Gigafactory em Sparks, Nevada e a fábrica de montagem em Fremont, Califórnia, existam 360 kms de distância. Em qualquer caso, para o lançamento comercial completo ainda faltam alguns anos. Este poderia ser tempo suficiente para o desenvolvimento, testes, o uso precoce do adoptante e a construção de novos pontos de reabastecimento ao longo das rotas comerciais.
Outra abordagem a seguir é manter o mesmo tipo de motor diesel, mas usando um tipo de combustível mais ecológico: e-fuel, blue crude ou e-diesel. A Audi, em parceria com a Sunpower, por exemplo, desenvolveram um processo que utiliza energia renovável, água e dióxido de carbono do ar para produzir um tipo eficiente de diesel. A Bosch também aposta que os combustíveis sintéticos do tipo eFuel evitarão 2,8 giga toneladas de emissões de CO2 para a atmosfera.
Os combustíveis sintéticos podem ser desenvolvidos na direcção da combustão quase homogénea. Isso também reduziria o custo do tratamento de gases de escape. Outra vantagem é que não obriga à implementação de uma rede de abastecimento, como as opções eléctricas e de hidrogénio.