Trabalhei em publicidade um pouco mais de duas décadas e o nome do Ricardo era comummente destacado pelas boas ideias que o levaram a coleccionar prémios. Era um genuíno criativo, daqueles multifacetados que se escondem por detrás de um posto designado por Designer Gráfico e / ou Director Criativo. Mas era mais. Enquanto eu me iniciava pela McCann Ericsson, ele passava pela Y&R, pouco antes de rumar à NovoDesign e, mais tarde, abrir a sua própria casa ao lado de Ana Cunha. O gabinete RMAC Brand Design conquistou prémios e em 2006 foi comprado pela BBDO Portugal, passando a fazer parte do grupo internacional.
Foram muitos os clientes e muitos os prémios. O respeito devido foi também demonstrado pelos convites para membro do britânico D&AD e no Print European Design Award.
Ricardo Mealha ficará para sempre ligado ao Museu da Presidência da Republica, que agora lhe presta sentida homenagem, através da criação do seu logotipo e pelo desenvolvimento de inúmeros projectos editoriais.
Vitima de doença prolongada, deixou claramente a sua marca num país que ficou menos cinzento com as suas criações.