A experiência será realidade a partir do final do ano, quando o mais longo e profundo túnel ferroviário do mundo, o túnel de Base de São Gotardo, na Suíça, passar a operar comercialmente.
Esta quarta-feira, efectuou-se a inauguração que contou com as presenças da chanceler alemã Angela Merkel, do presidente francês François Hollande, o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi e o presidente da federação suíça Johann Schneider-Ammann.
Espera-se que a estrutura se torne um dos mais rápidos e eficientes elos de ligação entre o sul e o norte da Europa.
O objectivo é agilizar o trânsito de mercadorias e passageiros, assim como aliviar a contaminação causada pelo tráfego de veículos que circulam por rotas vizinhas.
As autoridades suíças calculam que 260 comboios de mercadoria e 65 de passageiros possam vir a passar pelo túnel diariamente, e que até 20 milhões de pessoas seriam transportadas.
O trajecto entre as cidades de Zurique (Suíça) e Milão (Itália), por exemplo, vai ser reduzido para 2 horas e 50 minutos, quase uma hora a menos do que o tempo gasto actualmente.
O Túnel de Base de São Gotardo liga a cidade de Bodio (sul) à comuna de Erstfeld (norte), unindo assim as regiões de língua italiana e alemã da Suíça.
Na realidade, são dois túneis colados, um de ida e outro de volta. A estrutura conta ainda com um potente sistema de refrigeração, já que a temperatura no seu interior pode chegar aos 50º C.
Tamanha foi a quantidade de rocha e escombros retirados ─ mais de 28 milhões de toneladas, no total – que no vale onde se encontra uma das bocas do túnel “nasceram” várias montanhas.
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Fonte: BBC