No almoço com a imprensa especializada que o trouxe a Lisboa, David Claudino, country president da Schneider Electric para Portugal revelou as áreas de interesse e acção para 2016, com grande foco na Internet das Coisas, sustentabilidade, eficiência energética e uma nova realidade IT com a passagem de arquivos para a Cloud entre outros serviços digitais.
Cidades inteligentes e tudo o que as compõem, assim como um novo tipo de interacção e conectividade entre utilizadores e serviços, são processos disruptivos e baseados num novo tipo de economia à escala global, onde a eficiência energética e a sua gestão serão os polos de acção diferenciadores e nos quais a Schneider Electric é um player fundamental.
![](http://www.itchannel.pt/img/uploads/660x533_b41c66bead8eb0c936782172fe0c07c0.jpg)
João Rodrigues, IT business vice president da Schneider Electric, reforçou esta posição com a obrigação das empresas em melhorar resultados com foco na sustentabilidade do planeta, pois a economia digital veio para ficar.
Com cada vez mais equipamentos e dispositivos pessoais para lazer e trabalho, é evidente o stress que as infraestruturas e os service providers actuais estão a sofrer. É necessária a optimização e actualização dos data centers e a empresa pretende introduzir o conceito de micro data centers que servirão como primeira base de tratamento de dados e que podem reduzir os custos para as empresas, tornando-se possíveis para PMEs e Start Ups, tecido empresarial inovador e que já abraçou as vantagens da Cloud.