Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Dezembro 24, 2024

Secretário-geral da NATO visitou militares em Espanha

Exercício “Trident Juncture 2015”

Morenés 2

O Secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg, esteve esta manhã, no campo de manobras de San Gregório, em Saragoça, acompanhado pelo ministro da defesa espanhol, Pedro Morenés Eulate, para assistir a alguns exercícios militares do “Trident Juncture 2015”.

Antes de viajar para Espanha, o Secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, deu uma entrevista em Bruxelas, ao jornal espanhol ABC, onde esclarecia a importância do exercício “Trident Juncture 2015”, onde esclareceu o seguinte: “Queremos que saibam que estamos preparados para proteger e defender todos os estados que fazem parte da aliança contra qualquer ameaça”.

“Estamos a atravessar um tempo em que a NATO se está a adaptar a uma nova realidade geopolítica que requer alguns cuidados especiais. Assistimos a uma mudança radical no que diz respeito à segurança global com instabilidade e violência emergente em alguns cenários delicados como no Médio Oriente ou no Norte de África. Mas também observamos uma Rússia mais autoritária no Leste, com a anexação da Crimeia”, afirmou ao periódico espanhol, Jens Stoltenberg.

Ao final desta manhã, em Madrid e depois de ter visitado as tropas que se encontram no campo de San Gregório (Saragosa), o Secretário-geral da NATO, numa conferência de imprensa conjunta com o Ministro da Defesa espanhol, Pedro Morenés Eulate, afirmou aos jornalistas que “Espanha continua a ser um aliado muito forte e comprometido com a defesa colectiva. E uma defesa colectiva forte é o melhor modo para prevenir uma guerra”.

Morenés e SGNato

Já o ministro Pedro Morenés, fez questão de dizer que “a Espanha quer mostrar ao Mundo que estamos preparados para defender os nossos princípios democráticos”.

“Nós estamos comprometidos com a paz, a liberdade, a democracia, a prosperidade e a justiça de todas as nações do Mundo”, esclareceu o Ministro da Defesa de Espanha.

Amanhã, o Secretário-geral da NATO vai estar em Portugal para acompanhar alguns exercícios militares em Tróia, estando prevista uma conferência de imprensa a meio da manhã.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -