Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 5, 2025

Selecção portuguesa termina preparação com vitória sobre a Bélgica

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

selecção-Portugal-BelgicaA Selecção Nacional de Futebol fechou o estágio de preparação para o Europeu de França com uma vitória de 2-1 sobre a Bélgica, esta terça-feira, no Estádio de Leiria. O jogo estava agendado para Bruxelas mas foi transferido para Portugal em virtude dos ataques terroristas na capital belga.

Portugal ganhou à selecção número um do ranking da FIFA e fez uma boa exibição. Aos 20 minutos colocou-se em vantagem com um golo de Nani, depois de uma avalanche de lances de ataque que obrigaram o guarda-redes belga a brilhar com intervenções de qualidade. Ainda na primeira parte Cristiano Ronaldo ampliou a vantagem para 2-0, aos 40 minutos.

Na segunda parte, a Bélgica melhorou o seu jogo e conseguiu reduzir a desvantagem para 2-1, aos 62 minutos, por Romelu Lukaku, que rematou de cabeça na resposta a um cruzamento do seu irmão Jordan Lukaku.

O encontro ficou marcado pela atmosfera emocional que o rodeou. As equipas entraram em campo com os jogadores intercalados, mantendo essas posições durante os momentos em que tocaram os hinos. Nas bancadas foram agitadas milhares de bandeiras da Bélgica.

Terminou assim a semana de preparação com vista ao Europeu. A vitória sobre a Bélgica e a derrota de sexta-feira por 1-0 frente à Bulgária são o saldo desportivo do estágio. O seleccionador nacional, Fernando Santos, tem agora até ao final de Maio para escolher os 23 jogadores lusos que vão integrar a comitiva nacional no Campeonato da Europa, que se disputa de 10 de Junho a 10 de Julho.

Nestes dois jogos particulares o técnico nacional fez várias experiências. Contra a Bélgica Portugal alinhou com: Rui Patrício; Cédric, Pepe, José Fonte e Raphael Guerreiro; Danilo (Danny), André Gomes (William Carvalho), João Mário (Renato Sanches) e Adrien Silva (Bernardo Silva); Cristiano Ronaldo (Éder) e Nani (Ricardo Quaresma).

Relativamente ao jogo da Bulgária, no sector defensivo apenas se manteve Pepe. Na frente Ronaldo e Nani são intocáveis. No meio-campo há ainda muito por decidir tal é a abundância de jogadores de qualidade. Daqui a dois meses se verá quais os escolhidos de Fernando Santos, com o seleccionador dos sub-21, Rui Jorge, certamente à espera de alguns “dispensados” para reforçar a Selecção Olímpica que vai estar no Brasil em Agosto.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -