Começa no próximo sábado, 19 de Março, com a procissão da Mudança das Imagens, a Semana Santa de Óbidos. A partir das 21h30, as imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores são transportadas da igreja da Misericórdia para o interior da vila.
Evocando a Paixão e a morte de Cristo, a Semana Santa da vila histórica atrai anualmente milhares de pessoas, “unidas pela devoção e pela cultura”, refere a autarquia obidense. Estas cerimónias são das mais antigas do País, tendo a procissão dos Passos mais de 400 anos de existência.
A Semana Santa é sempre o ponto alto do calendário litúrgico e cultural de Óbidos, sendo um acontecimento religioso importante para a comunidade local, mas também para os vários milhares de peregrinos e turistas que assistem às cerimónias.
À semelhança de outros anos, o programa de actividades inclui concertos de música clássica com entrada gratuita, essencialmente de teor religioso, entre outras actividades culturais.
Este domingo, 13 de Março, teve lugar o concerto de abertura, na igreja da Misericórdia, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.
No sábado, 19 de Março, o Santuário do Senhor Jesus da Pedra recebe o Coro Menor.
No domingo, 20 de Março,
- a partir das 15h00, tem lugar a bênção e procissão dos Ramos, que comemora a “entrada do Senhor em Jerusalém”.
- às 15h30 decorre a missa de Ramos na Paixão do Senhor, na Igreja de Santa Maria.
- às 17h00, sai desta igreja a Procissão dos Passos (“Jesus a caminho do Calvário”).
Na terça-feira, 22 de Março, Concerto com o Coral Nascente, na igreja de Santa Maria.
No dia 23, à mesma hora e no mesmo local, Concerto do Quarteto Arabesco.
No dia 24, às 16h00, é inaugurada a exposição “Santos Mártires”, no museu Paroquial de Óbidos, onde irá ter lugar também um concerto do Trio Tarantella. À noite, a partir das 21h30, tem lugar a missa vespertina da Ceia do Senhor, na igreja de São Pedro.
Na sexta-feira Santa, 25 de Março, tem lugar a Celebração da Paixão do Senhor, às 15h00, na igreja de São Pedro, seguindo-se a Via Sacra pelas ruas de Óbidos.
À noite, às 21h30, há a procissão do Enterro do Senhor, feita à luz de archotes, num dos momentos de maior beleza desta semana.