Proposta do projeto é debater a precarização do sistema público de saúde no Brasil, antes e durante a pandemia de Covid-19. O filme estrearia em julho, mas virou série após a crise do coronavírus.
“Na fila do SUS”, série com seis episódios, estreou nesta segunda (13) na plataforma Bombozila, serviço de streaming independente que também assina a produção da série. Gravada desde o ano passado, a produção teve financiamento coletivo e apoio dos trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz e de profissionais da linha de frente da saúde em todo o Brasil.
Inicialmente, o projeto seria um documentário, com lançamento previsto para julho. Com a pandemia do novo coronavírus, a equipe decidiu abordar também este assunto e dividir as temáticas em episódios que serão lançados gradativamente até maio.
O episódio de estreia, “O povo da rua”, foi gravado em São Paulo com a participação do padre Julio Lancelotti. Além de São Paulo, o documentário foi gravado no Rio de Janeiro e em Brasília.
Os episódios foram dirigidos por Ellen Francisco, profissional de saúde pública e pesquisadora, e retratam os ataques ao SUS sob diferentes perspectivas, além do impacto da atual pandemia da Covid-19, que terá um capítulo exclusivo. A série abordará a saúde da perspectiva das mulheres indígenas, de moradores da favela e de trabalhadores informais (veja a lista completa abaixo).
Na avaliação de Ellen Francisco, o momento reforça a necessidade de defesa do SUS. “A atual situação da saúde evidenciada pela pandemia de Covid-19 soa como um recardo urgente: é necessário promover o debate sobre o desmonte do SUS no Brasil. Em uma situação como a atual, a população precisa tomar conhecimento sobre o impacto disso na vida delas”, afirma.
Em tempos em que a necessidade isolamento social é a melhor medida, um documentário de luta social é uma importante ferramenta para a defesa do direito à saúde”
Conhecida como “Netflix das lutas sociais”, a plataforma Bombozila foi criada em 2016 e reúne cerca de 500 documentários independentes sobre justiça social e luta por direitos, prioritariamente produzidos no Brasil e América Latina, mas também títulos de países como, Palestina, África do Sul, Portugal, Espanha e Estados Unidos.
A plataforma ainda está recebendo doações de quem deseja contribuir com “Na Fila do SUS”.
Confira todos os episódios da websérie, com as datas de lançamento:
- O povo da rua (São Paulo) – 13/04
- Mulheres indígenas (Brasília) – 20/04
- Favela – Nós por Nós (Rio de Janeiro) – 27/04
- Covid-19 (Brasil) – 04/05
- Sistema Único da Saúde (Brasília) – 11/05
- Uberização da vida (Rio de Janeiro) – 18/05
Texto original em português do Brasil
Exclusivo Editorial PV / Tornado