Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Julho 17, 2024

Siemens multada por ocultação de condenações

siemens

 

Várias empresas Siemens detêm licenças wireless da FCC e eram obrigadas a divulgar, nas suas aplicações, condenações anteriores por violação do Foreign Corrupt Practices Act (FCPA – sigla em inglês para Lei das Práticas de Corrupção Estrangeiras) e, separadamente, obstrução da justiça. O FCC aplicou uma sanção administrativa e não chegou a ir a tribunal.

A Siemens Corporation é uma empresa de Delaware e uma subsidiária da Siemens AG, com sede na Alemanha. Em Dezembro de 2008, a Siemens AG pagou 800 milhões de dólares em multas por violação da FPCA.

Como parte dessa acção, a Siemens AG declarou-se culpada em duas acusações de crime de violação de controlos internos. Três filiais de Siemens AG, na Argentina, Bangladesh e Venezuela declararam-se culpadas em uma acusação de suborno.

Separadamente, em 2007, a Siemens Medical, uma empresa de Delaware, detida em 100 por cento pela Siemens AG., declarou-se culpada de uma acusação federal de obstrução da justiça. Pagou uma multa de 1 milhão de dólares e 1,5 milhões de indemnização.

Nesse caso, a Siemens Medical admitiu que mentiu aos funcionários de Cook (Illinois) para ganhar um contrato de fornecimento de material hospitalar no valor de 49 milhões de dólares em 2000 e mentiu de novo em uma acção cível para encobri-lo.

“É nosso dever zelar para que qualquer pessoa ou empresa que não forneça informações completas e precisas sobre os seus antecedentes – criminais ou outros – seja responsabilizada”, afirmou Travis LeBlanc, do FCC.

E acrescentou que “Além de pagar os 175 mil dólares a Siemens Corporation e a Siemens Medical concordaram esta quinta-feira, em adoptar um plano de conformidade para evitar futuras falhas na divulgação dos crimes em questão ou quaisquer outras informações factuais em futuras licenças atribuidas aos aplicativos”. “As empresas deverão nomear um gerente sénior para monitorizar o processo e informar periodicamente a FCC”.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -