A Teleperformance, uma das maiores empresas mundiais de call-centers, recuou na decisão de cortar os prémios de assiduidade dos trabalhadores, como forma de compensar a subida obrigatória do ordenado mínimo nacional, no valor de 25 euros. Em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores de Call Center (STCC) divulgou que a empresa anunciou internamente o seu recuo.
Recorde-se que, em Dezembro passado, a empresa anunciou aos trabalhadores o corte do prémio de assiduidade de 25 euros, como forma de compensar a subida do ordenado mínimo. No entanto, esta decisão motivou uma onda de indignação e protestos por parte dos seus trabalhadores e do STCC.
“Braço de ferro” com trabalhadores e sindicato
Após um intenso “braço de ferro” com os trabalhadores e o sindicato, a Teleperformance vem agora recuar na sua posição e manter os prémios que ameaçou retirar. Refira-se ainda que a empresa apresentou lucros de 8,3 milhões de euros, em 2014, prevendo uma subida, em 2015, embora os resultados ainda não sejam conhecidos.
O STCC pretende agora enviar uma petição à Assembleia da República para que o trabalho em call-center seja considerado uma profissão de desgaste rápido. Estima-se que, em Portugal, haja mais de 40 mil pessoas a trabalhar em call-centers.