“The Molo from the Bacino di San Marco”, Canaletto, de seu verdadeiro nome Giovanni Antonio Canal.
Expoente da pintura de “vedute” (representação de vistas topográficas), exprimiu com talentoso rigor o espírito atmosférico e poético da sua cidade de sonho: Veneza.
Vemos aqui o Palácio Ducal, a notável Biblioteca e a Casa da Moeda. Há em tudo isto uma monumentalidade vultuosa que o pintor utiliza com uma técnica de perspectiva que marca bem os planos de luz e de sombra.
Informação adicional
Artista: Canaletto
Título: The Molo from the Basin of San Marco, Venice
Criação: 1747-1750
Local: San Diego Museum of Art, San Diego, California, EUA
Nota da Edição
Canaletto 1697-1768
Canaletto, de seu verdadeiro nome Giovanni Antonio Canal foi um artista famoso pelas suas paisagens urbanas de Veneza. Daí o nome Canaletto.
Pintor italiano nascido em Veneza, famoso por retratar a atmosfera própria de Veneza sob o ângulo barroco, captando a visão de suas ruas e canais, envoltos em luzes e sombras.
Em 1730 passou a usar a câmara escura, um instrumento óptico que permitia a passagem dos raios solares por uma lente e reflectia a imagem que se queria pintar, como base de suas obras. Conseguiu assim mais precisão no desenho, mais luminosidade e um contraste mais brilhante entre as cores.
Em 1746 mudou-se para Londres, onde se dedicou a pintar paisagens inglesas.
De volta a Veneza (1763), ingressou na Academia de Belas-Artes, da qual foi membro até sua morte e entre seus principais discípulos destacou-se seu sobrinho Bernardo Bellotto.
(Wikipédia)
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.