Segundo avançou a Câmara Municipal, o monumento, denominado de “Tugalândia”, consiste numa construção cuja temática satiriza um aspecto da actualidade e marca o início da grande festa anual torriense, que este ano tem como tema “Brinquedos e Brincadeiras”.
Desde 1999 que se realiza a inauguração do Monumento do Carnaval. É normalmente uma peça artística de grandes dimensões, alusiva ao tema escolhido em cada ano, que fica exposta ao ar livre até ao final do Carnaval.
Vários artistas locais contribuem para a construção do monumento, composto por bonecos e situações que satirizam figuras ou acontecimentos conhecidos.
Na inauguração, centenas de mascarados, individualmente ou em grupo, concentram-se junto do Mercado Municipal e partem em cortejo rumo à Praça da República, local onde fica instalado o monumento. Na comitiva participam já os reis do Carnaval de Torres, elementos da Confraria do Carnaval e outras figuras típicas da festividade torriense, como as “matrafonas” e os cabeçudos.
Este ano há uma figura conhecida que vai participar em “carne e osso”. Trata-se do apresentador de televisão Júlio Isidro, que será homenageado na ocasião pela divulgação que fez do Carnaval de Torres, sobretudo na década de 1980.