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Sábado, Novembro 2, 2024

Trump incentiva velha tática republicana de intimidação de eleitores

Depois de 1981, uma ordem judicial foi criada para impedir homens brancos armados ameaçando negros e latinos no dia da eleição sob coordenação do Partido Republicano. Esta será a primeira eleição sem essa ordem, com incentivo de Trump para novas “forças-tarefa de segurança eleitoral”.

por Bethany Albertson, em The Conversation

Durante o primeiro debate presidencial, Donald Trump foi questionado pelo moderador Chris Wallace se ele “exortaria” seus seguidores a permanecerem calmos durante um período prolongado de contagem de votos após a eleição, se o vencedor não estivesse claro.

“Estou exortando meus apoiadores a irem às urnas e assistir com muito cuidado, porque é isso que tem que acontecer, estou exortando-os a fazer isso”, disse Trump. “Espero que seja uma eleição justa, e se for uma eleição justa, estou 100 por cento a bordo, mas se vejo dezenas de milhares de cédulas sendo manipuladas, não posso concordar com isso.”

Esta não foi a primeira vez que Trump disse que deseja recrutar observadores de urnas para monitorar a votação. E para alguns, a imagem de milhares de apoiadores de Trump lotando as seções eleitorais para monitorar os eleitores parece intimidação eleitoral, uma prática muito usada nos EUA por partidos políticos para suprimir o voto de um lado e afetar o resultado de uma eleição.

Na história da supressão de eleitores nos EUA – incluindo tentativas de impedir que negros e latinos votem – as táticas republicanas na disputa para governador em Nova Jersey de 1981 merecem destaque. Esse incidente gerou uma ordem judicial – um “decreto de consentimento” – proibindo o Partido Republicano de usar uma variedade de métodos de intimidação de eleitores, incluindo observadores eleitorais armados.

A eleição presidencial de 2020 será a primeira em quase 40 anos conduzida sem as proteções oferecidas por esse decreto.

 

A Força-Tarefa Nacional de Segurança Eleitoral

Em novembro de 1981, eleitores em várias cidades viram cartazes em locais de votação impressos em letras vermelhas brilhantes. “AVISO”, eles lêem. “Esta área está sendo patrulhada pela Força-Tarefa Nacional de Segurança Eleitoral.”

E os eleitores logo encontraram as próprias patrulhas. Cerca de 200 foram implantados em todo o estado, muitos deles uniformizados e portando armas.

Em Trenton, os membros da patrulha pediram a um eleitor negro seu cartão de registro e a fizeram voltar para casa quando ela não o apresentou. Os eleitores latinos foram igualmente impedidos de votar em Vineland, enquanto em Newark alguns eleitores foram fisicamente afastados das urnas por patrulheiros, um dos quais advertiu um funcionário eleitoral para não permanecer em seu posto à noite. Cenas semelhantes ocorreram em pelo menos duas outras cidades, Camden e Atlantic City.

Semanas depois, após uma recontagem, o republicano Thomas Kean venceu a eleição por menos de 1.800 votos.

Os democratas, entretanto, logo conquistaram uma vitória significativa. Com ativistas dos direitos civis locais, eles descobriram que a operação de “segurança das urnas” era um projeto conjunto dos comitês republicanos estaduais e nacionais. Eles entraram com uma ação em dezembro de 1981, acusando os republicanos de “esforços para intimidar, ameaçar e coagir eleitores negros e hispânicos devidamente qualificados”.

Em novembro de 1982, o caso foi resolvido quando os comitês republicanos assinaram um decreto de consentimento federal – uma ordem judicial aplicável a atividades em qualquer lugar nos EUA – concordando em não usar a raça na seleção de alvos para atividades de segurança eleitoral e abster-se de enviar observadores eleitorais armados.

Essa ordem expirou em 2018 depois que os democratas não conseguiram convencer um juiz a renová-la.

Como um professor que ensina e escreve sobre a história de Nova Jersey, estou alarmado com o vencimento porque sei que os republicanos em 1981 dependiam não apenas de observadores eleitorais armados, mas também de uma história de vigilantismo e intimidação brancos no Estado Jardim. Essas questões ressoam hoje no meio do movimento Black Lives Matter e as contínuas tentativas do Partido Republicano para suprimir a votação de 2020 em vários estados.

 

O plano republicano de “segurança eleitoral”

Considerada um referendo antecipado sobre a presidência de Ronald Reagan, a corrida para governador de New Jersey em 1981 teve um significado especial para os republicanos em todo o país. Kean – com o gerente de campanha Roger Stone no comando – prometeu cortes de impostos corporativos e confiou muito no endosso de Reagan.

Para garantir a vitória, funcionários estaduais e nacionais do Partido Republicano desenvolveram um projeto que alegaram impedir a fraude democrata nas urnas.

No verão de 1981, o Comitê Nacional Republicano enviou um agente chamado John A. Kelly a Nova Jersey para conduzir o esforço de segurança das urnas. Kelly foi contratado pela primeira vez pelo Comitê Nacional Republicano em 1980 para trabalhar na campanha de Reagan e serviu como um dos contatos do RNC com a Casa Branca de Reagan.

Mais tarde, depois que ele foi revelado como o organizador da Força-Tarefa de Segurança da Cédula Nacional – e depois que o The New York Times descobriu que ele mentiu sobre se formar na Notre Dame e foi preso por se passar por um policial – os republicanos se distanciaram dele.

Protesto de eleitores de Ohio na Suprema Corte dos EUA para defender seus direitos eleitorais, por terem sido expurgados das listas de urnas e repudiam a clara supressão de eleitores. A Corte julgou o caso de Larry Harmon, que tentou votar em uma eleição local em Ohio em 2015, apenas para descobrir que o estado o havia removido das listas de eleitores porque ele não votava desde 2008 (Deputada Marcy Kaptur)

Em agosto de 1981, sob o disfarce da Força-Tarefa Nacional de Segurança das Cédulas, Kelly enviou cerca de 200.000 cartas marcadas como “retorno ao remetente” para eleitores em distritos fortemente negros e latinos. Aqueles cujas cartas foram devolvidas tiveram seus nomes adicionados a uma lista de eleitores a serem contestados nas urnas no dia da eleição, uma tática conhecida como enjaulamento do eleitor.

Na área de Newark, Kelly apresentou uma lista de 20.000 eleitores que considerou potencialmente fraudulentos. Ele então contratou agentes locais para organizar patrulhas, aparentemente para manter tal fraude sob controle. Para dirigir a operação de Newark, ele contratou Anthony Imperiale.

 

Vigilante branco de Newark

Imperiale, por sua vez, contratou policiais fora de serviço e funcionários de sua empresa privada, a Polícia de Segurança Imperiale, para patrulhar os locais de votação na cidade.

O ex-fuzileiro naval com arma em punho e peito de barril havia adotado o papel de segurança durante o levante de Newark de 1967 – cinco dias de protestos e uma ocupação mortal da cidade pela polícia e pela Guarda Nacional após o espancamento policial de um motorista de táxi negro. Durante a revolta, Imperiale organizou patrulhas em seu bairro predominantemente branco para manter “os distúrbios” fora.

Logo, Imperiale se tornou um herói da política de reação dos brancos. Sua oposição à reforma policial lhe rendeu amplo apoio dos “oficiais da lei”. E sua luta contra o conjunto habitacional negro em North Ward de Newark encantou muitos de seus vizinhos. No final da década de 1970, Hollywood estava fazendo um filme baseado em suas atividades.

Depois de servir como independente em ambas as casas da legislatura estadual, Imperiale tornou-se republicano em 1979. Dois anos depois, ele fez campanha com Kean. Uma vez no cargo, o novo governador nomeou Imperiale diretor de um novo Escritório de Segurança Comunitária estadual – uma nomeação muitas vezes interpretada como uma recompensa pela liderança de Imperiale nos esforços eleitorais em Newark, mas frustrada quando os democratas se recusaram a financiar o cargo.

 

Resultado e legado

Apesar da pequena margem de vitória de Kean, os democratas da época foram cuidadosos em não alegar que os esforços de supressão do eleitor republicano haviam decidido a eleição. (Em 2016, o ex-candidato democrata afirmou que eles realmente fizeram a diferença.)

Em vez disso, os comitês democratas estaduais e nacionais moveram uma ação contra o Comitê Nacional Republicano para garantir que ele não pudesse mais usar esses métodos em qualquer lugar. Por quase 40 anos – por meio de emendas e contestações – o decreto de consentimento resultante ajudou a reduzir as táticas de repressão aos eleitores.

Desde a expiração do decreto, em 2018, os republicanos aumentaram o recrutamento de observadores das urnas para a eleição presidencial de 2020. Em novembro passado, o advogado de campanha de Trump, Justin Clark – chamando a ausência do decreto de “um grande, enorme, enorme, enorme negócio” para o partido – prometeu um programa maior, mais bem financiado e “mais agressivo” de operações para o dia da eleição.

A campanha de Trump está afirmando, como os republicanos fizeram em 1981, que os democratas “farão seus velhos truques sujos” e prometeu “cobrir todos os locais de votação no país” com trabalhadores para garantir uma eleição honesta e reeleger o presidente.

Em novembro deste ano, vale a pena lembrar as táticas republicanas de 1981. Eles demonstram que a salvaguarda de locais de votação de eleitores supostamente fraudulentos e de locais públicos de corpos negros não compartilham apenas de uma lógica. Eles também compartilham uma história.


por Mark Krasovic, Professor associado de história e estudos americanos na Universidade Rutgers de Newark  |  Texto original em português do Brasil, com tradução de Cezar Xavier

Exclusivo Editorial PV / Tornado

The Conversation

 

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