A geopolítica é a chave para alcançar a compreensão do que se está a passar no mundo. Uma mudança estrutural como, desde 1945, não acontecia. Na segunda década deste século, tornou-se visível a olho nu o regresso do afrontamento entre os “great powers”.
Primeiro, como guerra económica (ainda limitada ao afrontamento China-USA) e, no início desta terceira década, já com choque militar (por enquanto com o campo de batalha limitado à Ucrânia) e com o alargamento da guerra económica.
Como sempre, as consequências são assimétricas, tanto na guerra económica como na militar. No “nevoeiro” que a guerra cria, nada é claro, nem óbvio e nem evidente.
E, se as opiniões públicas têm estados de alma, os Estados são monstros frios para quem só os seus interesses e respectiva defesa contam e importam…
Para conceber a grelha de leitura que permita integrar e “ler” tanto a “espuma dos dias” como os “sinais fracos”, a geopolítica é o elemento essencial.
“Democratic Ideals and Reality”, by Sir Halford John Mackinder.
An National Defense University Press, [1996] edition of the classic work on geopolitics. Online Version: Democratic Ideals and Reality
Exclusivo Tornado / IntelNomics