A primeira Conferência Internacional da Água começou nesta segunda-feira (13) na sede parisiense da Unesco, chefiada pela diretora geral, Audrey Azoulay.
No discurso de abertura, a francesa defendeu o acesso à água como um direito humano fundamental, bem como “uma questão multilateral com um desafio que precisa de uma resposta global”.
A reunião durará até a terça-feira e reúne ministros de cerca de 40 países, além de especialistas, pesquisadores, representantes da sociedade civil, do setor privado e de organizações internacionais.
O objetivo da conferência, disse um comunicado, é apresentar soluções inovadoras para problemas relacionados à governança e gestão deste recurso e fomentar a cooperação internacional no uso e preservação da água.
Por mais de 40 anos, o Programa Hidrológico Internacional da Unesco tem sido o único programa intergovernamental das Nações Unidas inteiramente dedicado à gestão de recursos hídricos e capacitação nessa área crucial.
Texto em português do Brasil
Exclusivo Editorial Brasil247 / Tornado
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.