O Reitor da Universidade de Díli apresentou a nova estrutura orgânica da universidade. A reitoria fica agora mais reforçada com a nomeação de M. Azancot de Menezes e Arif Sagran para pró-reitores, designados para promover e desenvolver a cooperação com a CPLP e a ASEAN.
Na opinião de José da Costa Belo, reitor da Universidade de Díli (UNDIL), alguns dos princípios orientadores do plano estratégico de desenvolvimento até 2026 incluem a internacionalização e a inovação.
No domínio da internacionalização, o reitor da UNDIL quer desenvolver e promover parcerias com universidades da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e com universidades da Associação dos Países do Sudeste Asiático (ASEAN) e do Extremo Oriente.
No contexto da CPLP, a UNDIL será representada pelo académico Azancot de Menezes, PhD em Educação pela Universidade de Lisboa, que irá funcionar, na qualidade de Pró-Reitor para a Área da Investigação, Pós-Graduação e Cooperação com a CPLP.
É de notar que a Universidade de Díli já celebrou protocolos com a Universidade de Lisboa e com a Universidade Privada de Angola.
A UNDIL também será representada por Arif Addullah Sagran, na qualidade de Pró-Reitor, para promover a cooperação com a ASEAN e o Extremo Oriente. Arif é formado em relações internacionais e mestre em economia e finanças, um académico com significativa experiência no domínio da cooperação internacional.
Para tornar a UNDIL mais funcional, José Belo reformulou as áreas de actuação das Vice-reitorias, passando a haver três Vice-reitores, para cobrir as áreas de Administração de Recursos Humanos, Materiais e Financeiros; Assuntos Académicos, Sociais e Alumni; e Área Científica e Pedagógica do Ensino de Graduação.
No campo da inovação, a nova estrutura orgânica da UNDIL, para além do Senado, e dos habituais Conselhos Científico e Pedagógico, passa também a incluir vários órgãos consultivos, com destaque para o Conselho de Ética e Deontologia, a Comissão Disciplinar e o Provedor do Estudante.
José da Costa Belo, Reitor da Universidade de Díli, no dia 19 de Setembro de 2022, conseguiu motivar e encantar o auditório, nomeadamente o Presidente da Fundação BOAKRIL e os dirigentes nomeados para a nova estrutura orgânica até 2026.