Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Dezembro 23, 2024

Vénus de Urbino, Ticiano

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“Vénus de Urbino”, de Ticiano. Ticiano Vecellio foi um importante pintor italiano do século XV.

Pintura erótica clássica, num espaço de profundidade que a abertura da janela consolida e que marcaria um tempo (na abordagem pictórica) até ao século XIX.

Ontem tida como uma cortesã, hoje este quadro é considerado uma alegoria ao amor e de felicidade conjugal. As rosas são um símbolo da constância desse amor, acrescido do cãozinho, a dormir, aos pés da mulher.

Esplendoroso o tom da pele clara e a atitude recatada da sua mão esquerda sobre o sexo, tapando-o (embora o contrário também posa induzir o observador). Obra-prima do Renascimento veneziano, um colorido forte e iluminado que Ticiano constrói, é a marca inconfundível da prioridade da cor que os pintores da “Sereníssima República” sempre privilegiaram.

Ticiano 1489-1576

Ticiano é considerado um dos maiores representantes da Escola de Veneza do Renascimento Italiano.

É também conhecido como Tizian Vecellio De Gregorio, Tiziano, Titian ou ainda como Titien.

Reconhecido pelos seus contemporâneos como “o sol entre as estrelas”, Ticiano foi um dos mais versáteis pintores italianos, igualmente bom em retratos ou paisagens, temas mitológicos ou religiosos.

Ao longo da sua vida, a sua pintura mudou tão drasticamente que vários críticos tiveram dificuldades em acreditar que se tratou sempre de obras do mesmo artista.

Foi um pintor inovador com o uso da tinta a óleo e iniciou uma revolução no mundo das cores. Ticiano foi um dos retratistas mais procurados por pessoas poderosas de sua época, trabalho que o levou a várias cidades italianas. Realizou pinturas religiosas, mitológicas e também paisagens. Causou escândalo ao pintar nus em cenas bíblicas.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -