Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Janeiro 31, 2025

“Villa Tugendhat” de Mies van der Rohe em exposição no Porto

José M. Bastos
José M. Bastos
Crítico de cinema

Foi ontem inaugurada e pode ser vista até ao dia 31 de Maio, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, uma exposição sobre uma das obras emblemáticas de Mies van der Rohe um dos maiores arquitectos do século XX, a par de Corbusier ou Frank Lloyd Wright.

Nascido na cidade alemã de Aachen em 1886 viria a naturalizar-se americano tendo morrido em 1969 em Chicago.

Mies van der Rohe

Cultor de uma arquitectura racionalista, geométrica e minimalista, ao mesmo tempo austera e sofisticada, Mies van der Rohe introduziu nas suas obras, como elementos aparentes, materiais pouco utilizados até então, como o vidro e as estruturas de aço.

A depuração das formas e a adaptação do objecto arquitectónico ao espaço em que está implantado são duas características marcantes da sua obra.

Construída em 1929-1930 e reconhecida pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade em 2001, a “Villa Tugendaht” está situada na cidade checa de Brno e foi concebida como residência de um rico e jovem casal ligado à indústria têxtil.

A exposição

A exposição agora patente no Porto, e cuja inauguração foi precedida por uma conferência de Iveta Černá, Directora da Villa Tugendhat, é co-organizada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Centro de Documentação Villa Tugendhat e Município de Brno, com o apoio da Câmara Municipal do Porto. Está organizada em torno de 14 temas que abordam a história desta obra em diversos períodos, através de um conjunto de textos, fotografias e filmes.

Pode ser visitada até 31 de Maio de 2017
Entre as 9h00 e as 19h00 (de Segunda a Sexta)
Galeria de Exposições da FAUP (Via Panorâmica S/N, 4150-564 Porto)
Entrada livre

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -