Decorre dia 19 de Março, em Serpa, o evento “Vinho e Turismo”, com o propósito de divulgar tanto a produção vinícola da região como a sua oferta turística.
O dia começa com a abertura, às 9h, do Mercado de Produtores, onde além dos vinhos, estarão disponíveis a gastronomia, os chocolates e produtos inovadores.
Às 9h30 inicia-se o workshop “Vinho e Turismo – Internacionalizar e Divulgar”, com a presença de Tomás Pires, autarca de Serpa e Luís Peres de Sousa, da Escola Superior Agrária de Beja. Entre os oradores, contam-se Eva Henriques, da Associação Rota do Guadiana; Paulo Lima, da Casa do Cante e membros da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa, Sociedade Agrícola de Pias e Vinhos Monte da Capela; Maria de Fátima Carvalho, da Herdade do Rocim; Maria Teresa Chicau, da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana; e António Gonçalves, do Turismo do Alentejo.
Segue-se, às 15h30, o Atelier de Apresentação de Produtos Inovadores, a actuação de Grupo Coral às 16h30, e às 17h a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa convida os visitantes a descobrirem se são bons provadores de vinhos.
Destaque ainda para palestras, durante o dia, sobre a vinoterapia e o valor terapêutico do vinho.