“Vista de Murnau”, de Kandinsky. Wassily Kandinsky foi um artista plástico russo.
Blocos compactos e manchados de um cromatismo exuberante. Cores puras e brilhantes, quentes e frias entre claros e escuros de forte oposição entre si. As pinceladas são curtas e homogéneas, realçando os azuis, os rosas e os amarelos.
Informação adicional
Artista: Wassily Kandinsky
Local: Saint Petersburg, Hermitage Museum
Criação: 1908
Nota de edição
Wassily Kandinsky 1866-1944
Wassily Kandinsky, em russo Василий Кандинский, foi um artista plástico russo, professor da Bauhaus e introdutor da abstracção no campo das artes visuais. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade alemã em 1928 e a francesa em 1939.
Wassily Kandinsky passou grande parte da infância em Odessa. Filho de pais divorciados, ele foi educado pela tia. De volta à capital russa, estudou Direito e Economia na Universidade de Moscou, chegando a diplomar-se em Direito aos 30 anos, porém desistiu dessa carreira.
Kandinsky se casou em 1892 com a sua prima Anya Chimiakin, que o acompanhou, em 1896, quando ele se transferiu para Munique, iniciando os seus estudos em pintura.
O estilo da escola de Ažbè desiludiu Kandinsky, que preferia pintar paisagens coloridas ao ar livre, em vez de modelos “mal cheirosos, apáticos, inexpressivos, geralmente destituídos de caráter”.[
Após vinte anos, o pintor tentou, sem sucesso, inscrever-se num curso ministrado por Franz von Stuck. Um ano depois, ingressou finalmente no curso, que frequentou até 1900. Em maio de 1901, Kandinsky foi um dos fundadores da Sociedade Artística Phalanx e lecionou na escola fundada pouco tempo depois pela sociedade. Uma das suas alunas foi Gabriele Münter, que viria a ser sua companheira até 1917.
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.