A World Wildlife Fund volta a fazer um apelo ligado ao meio ambiente. Desta feita, a organização critica o presidente dos EUA, Barack Obama, pelo plano quinquenal de sua autoria, que propõe abrir zonas do Oceano Ártico para explorações de gás e petróleo, incluindo regiões dos Mares de Chukchi e Beaufort (situados entre os EUA e a Rússia e perto do Canadá, respectivamente).
A área a ser disponibilizada é duas vezes o tamanho do estado de Nova York, revelam. A WWF opõe-se a esta decisão e defende que a economia norte-americana tem de transitar para um “futuro de energias renováveis, em vez de abrir o Ártico para uma nova onda de arriscadas actividades de perfurações petrolíferas”. A organização ambientalista afirma que estas operações poriam em risco tanto o ecossistema do local como vidas humanas, devido às condições extremas do Ártico.
Assim, a WWF pede à população para assinar uma petição, dirigida ao presidente Barack Obama e a Sally Jewel, Secretária do Interior daquele país, por forma a impedir que tais perfurações tenham lugar.