Hildegard Angel, jornalista que perdeu o irmão, Stuart, e a mãe, Zuzu Angel, assassinados pela ditadura, denunciou em seu blog a crescente epidemia de Zika social, uma mutação da doença que tem outro vetor de transmissão: a mídia em vez do mosquito.
O artista Amir Haddad foi o primeiro “estudioso” (de comportamento) a detectar o mal. Consta que, informada, a Organização Mundial da Saúde já manifestara a preocupação com a possibilidade de expansão da Zika Social pela América Latina e os demais continentes. Os sintomas são uniformidade de discurso, ausência de distanciamento crítico e estágio final de fúria descontrolada.
Enquanto a vacina não vem, talvez – meu palpite – a leitura calma e atenta de textos que distinguem fatos de ficção podem minimizar ou evitar a crise dos infectados. Eis a minha contribuição.
FATO – PSDB e Aécio foram os maiores beneficiários de doações da Andrade Gutierrez
A construtora Andrade Gutierrez fez mais de 100 doações a candidatos, diretórios e comitês de campanhas eleitorais de 2014, investindo um total de R$ 83,8 milhões. Os dados constam na prestação de contas entregue ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A maior fatia foi para o PSDB.
(Fonte: UOL)
FICÇÃO – Presidente Dilma Rousseff vai renunciar
A presidente Dilma Rousseff negou nesta sexta-feira 11, em coletiva à imprensa, que irá renunciar ao cargo. “Ninguém, nem da oposição, nem de nenhum setor, tem o direito de pedir a minha renúncia”, ressaltou. “A renúncia é um ato voluntário”, lembrou. Mesmo porque “aqueles que pretendem a minha renúncia deviam proceder de acordo com a Constituição”, acrescentou Dilma. “Solicitar a minha renúncia é reconhecer que não há base para o impeachment”, ressaltou.
(Fonte: Dilma Rousseff em coletiva de imprensa)
FATO – PMDB se une e se declara oficialmente contrário ao governo Dilma
O PMDB, na próxima convenção, agendada para este sábado (12), vai formalizar oposição a Dilma Rousseff, apesar de o vice-presidente da República integrar o partido, Michel Temer. É o racha oficial. Ou será uma campanha para o PMDB assumir a presidência na eventualidade da queda de Dilma?
(Fonte: blog do Noblat/Brasil247)
FICÇÃO – “O dia 12 de março ficará marcado como o dia em que o partido retomou as rédeas da sua história nas próprias mãos.” (Moreira Franco, PMDB, na ata de convocação para a convenção).
O PMDB sempre teve as rédeas do poder, tanto à frente, compondo bancadas majoritárias no Senado e Congresso, como nos bastidores de todas as presidências da República desde a ditadura. Na ditadura, também detinha poder.
(Fonte: Mídias em geral e páginas da história recente do país)
FATO – Não há provas para a prisão de Lula
“Estamos em pleno mundo do nonsense. Os procuradores não têm provas; têm desconfianças. Estão persuadidos, que Lula pretendia comprar o apartamento por preço abaixo do valor, porque não pagaria pela reforma realizada pela OAS, que, isto é verdade, queria dar um presente ao ex-presidentes. Mas, para os procuradores, não se trata de um presente, mas de uma propina. Que, diferentemente de um presente, supõe o pagamento de vantagens. Mas até agora não houve qualquer informação dos procuradores as respeitos destas supostas vantagens.
Sejamos razoáveis. Essas acusações a Lula (o apartamento, o sítio) são uma prova de idoneidade. Se ele fosse corrupto, como se sugere, teria aproveitado as muitas oportunidades para obter propinas elevadíssimas.” (Luiz Carlos Bresser-Pereira, economista, ex-ministro, um dos fundadores do PSDB)
(Fonte: Manifesto público de Luiz Carlos Bresser-Pereira divulgado na imprensa)
Nota: A autores escreve em português do Brasil